A raiz hebraica de Davi
O nome Davi é encontrado mais de 1.000 vezes ao longo do Antigo e do Novo Testamento. Mas, ao contrário de outros nomes bíblicos famosos, nunca nos dizem o que “Davi” significa. No hebraico original, a raiz DVDדוד refere-se ao afeto, então Davi significa “amado.” Encontramos esta raiz em outras partes das Escrituras. Na Canção de Salomão, a donzela repetidamente chama seu amante de "meu amado" (dodi דוֹדִי). Em Gênesis, Raquel usa "mandrágoras" afrodisíacas de aroma doce (dudaim דּוּדָאִים) para aumentar sua fertilidade.
Acolhido pelo Senhor
Não é estranho que o maior rei do antigo Israel era conhecido por algo tão romântico e privado como amado? Na verdade, não. A Bíblia nos diz explicitamente que Davi era amado por quase todos que ele conheceu: Jônatas, Saul e todo o povo de Israel e de Judá (1 Samuel 18:16). Mas, mais importante, o nome “amado” refere-se ao amor de Deus por Davi. Na verdade, é bastante provável que “Davi” seja a forma mais curta do nome completo דוידיה Davidiah que significa “o amado (Davi) de Deus (Yah).”
Encontre com o hebraico todo o amor escondido
Isso faz sentido, porque o próprio filho de Davi, Salomão, recebeu o segundo nome de יְדִידְיָהּ Jedidias, que significa "amado do Senhor" (2 Samuel 12:25). Quando você lê a Bíblia traduzida, você não percebe que essas quatro coisas – Davi, Salomão, as mandrágoras e o noivo – estão relacionadas. Somente no hebraico original, você pode entender que tudo isso está ligado à ideia de amor. Matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line e redescubra o seu amor pelas Escrituras.