O Espírito Santo: do início ao fim

Quando você olha de perto, você começa a ver que cada página da Bíblia, do início ao fim, está imbuída do Espírito Santo. Desde os primeiros versículos de Gênesis, mesmo antes de Deus começar a criar os Céus e a Terra, lemos que "o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gênesis 1:2). E nos versículos finais do Apocalipse, a Bíblia termina com o Espírito Santo convidando toda a humanidade a vir a Jesus (Apocalipse 22:17). 

O sopro abençoado

No hebraico original falado pelo povo de Israel, a palavra para "Espírito Santo" é רוח הקודש, ru'cada hakodesh, que literalmente significa "o sopro abençoado". Judeus e cristãos não acreditam que Deus é um homem grande no céu que fica soprando vento. Então, o que é exatamente esse "sopro abençoado"? Por ser tão abstrato, esse conceito difícil é melhor compreendido pela definição do que não é.

Compreenda os segredos ocultos das Escrituras

O oposto direto do Espírito Santo é encontrado na história da derrubada do rei Saul por Davi: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um “ espírito maligno ” (רוּחַ-רָעָה, ru'ach ra' ah) vindo da parte do Senhor, o atormentava” (1 Samuel 16: 14). Saul fica cada vez mais violento até perder o poder. O Espírito Santo deve ser, então, a antítese do espírito maligno. É a aura pacífica, digna e gentil que rodeia aqueles que foram abençoados por Deus. Matricule-se hoje mesmo no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line e ao vivo, e compreenda os segredos ocultos das Escrituras.