O antigo método interpretativo judaico

O número quatorze é um exemplo claro de gematria , um método interpretativo judaico que atribui números a cada letra hebraica. Por exemplo: A primeira letra hebraica Aleph (א) é igual a 1, Dalet (ד), a quarta letra, é igual a 4 e Vav (ו), a sexta letra, é igual a 6. A gematria calcula o valor numérico de uma determinada palavra e, em seguida, combina-a com outra palavra com o mesmo valor numérico exato, revelando assim uma conexão entre elas.  

Então, por que catorze?

Mateus constrói sua genealogia em torno do número 14 porque o nome de Davi em hebraico (דוד) tem o valor de 14. ד (dalet)+ ו (vav) +  ד (dalet), ou 4 + 6 + 4 = 14. Além disso, Davi é o décimo quarto nome listado na genealogia. A ênfase em Davi aqui é extremamente clara. Mateus usa o número quatorze para conectar Jesus ao rei Davi, e assim apresenta sua genealogia de uma forma distintamente judaica.

Descubra o contexto judaico

Tanto a genealogia quanto a gematria eram importantes para os judeus do primeiro século. Portanto, era muito importante para Mateus usar esse número e tornar óbvia a conexão entre Jesus e Davi. Inscreva-se no nosso curso de hebraico bíblico e aprofunde imensamente seu conhecimento teológico, histórico, linguístico e arqueológico das Escrituras.