Reconsiderando a terra desolada

Quando ouvimos a palavra "deserto", a maioria de nós imagina um deserto interminável de escorpiões e dunas de areia. Isso pode ser verdade para alguns desertos, como o Saara, mas o deserto através do qual os filhos de Israel vagaram por 40 anos é um algo totalmente diferente. Localizado entre o Egito e Israel, o deserto do Sinai pode parecer quente, seco e árido, mas para aqueles que sabem para onde olhar, está cheio de vida.

O hebraico revela o “deserto”

Os pastores beduínos que vivem no Sinai são mestres da subsistência no deserto. Há milênios, eles sabem que o deserto é um lugar ideal para pastorear grandes rebanhos de cabras e ovelhas. Sozinhos com os animais, eles percorrem o ambiente em busca de arbustos e vegetação rasteira. Isso explica a palavra para “deserto” no hebraico original da Bíblia: midbar, מִדְבָּר. No coração desta palavra está a raiz DBR que significa "pastar".

Prepare-se para a jornada de uma vida

Portanto, faz total sentido que, na Bíblia, Deus seja descrito como um pastor, e nós como Seu rebanho (Ezequiel 34). Depois de 400 anos de escravidão brutal, os israelitas libertados não estavam prontos para ir diretamente para Canaã. Deus concedeu ao Seu rebanho um período de reabilitação e o deserto vazio foi o cenário perfeito para descansar, pastar e se preparar para fazer a Sua vontade. Chegou a hora de deixar o deserto da tradução e entrar na Terra Prometida da verdadeira clareza bíblica. Matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line ao vivo, e venha fazer a jornada bíblica de uma vida!