A passagem mais importante das Escrituras

Para o povo judeu, a passagem mais importante das Escrituras é um pequeno parágrafo encontrado em Deuteronômio capítulo 6. Nele, os filhos de Israel são ordenados a amar o único Senhor Deus com todo o seu coração, alma e força. Esta famosa declaração de monoteísmo é conhecida como Shema, שְׁמַע, que em hebraico significa "ouça", porque começa com as palavras "Ouça, ó Israel, o SENHOR, o nosso Deus, é o único Senhor" (Deuteronômio 6:4).

A primeira menção ao ouvir

Dada a importância central de "ouvir" no judaísmo, você pode se perguntar: onde mais esta palavra é encontrada na Bíblia? Vamos ver a primeira vez que a palavra shema aparece nas Escrituras. De volta ao Jardim do Éden, logo após desobedecer à ordem de Deus e comer o fruto proibido, Adão e Eva tentam se esconder de Deus. Obviamente, Ele os encontra: "Ouvindo (vayishmeu) o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim..." (Gênesis 3:8). 

Ouça a versão original das Escrituras

Somente se você ler esta passagem no hebraico original, você consegue perceber a ironia contida neste versículo. Isso acontece porque vayishmeu não significa apenas "ouvindo", mas também significa "obedecendo". E, claro, Adão e Eva não obedeceram. Somente no hebraico original você pode compreender o verdadeiro significado do primeiro pecado da Humanidade. Matricule-se em nosso curso de Hebraico Bíblico on-line ao vivo, para que você possa ouvir as Escrituras na sua versão mais autêntica.