O conceito bíblico dos olhos
Você sabia que a Bíblia está cheia de referências aos olhos? A palavra hebraica para “olho”, ayin עין, é usada não apenas para descrever o órgão físico no nosso rosto, mas também para revelar aspectos mais profundos do caráter de alguém. No antigo Israel, os olhos eram considerados um reflexo do verdadeiro caráter de uma pessoa.
O que está por trás dos olhos?
Vejamos alguns exemplos:
- A Bíblia adverte contra a exibição de um “olho maligno”, ayin ra'ah, עַיִן הָרַע, sobre os necessitados, deixando de prestar assistência (Dt. 28:54 - versão Almeida Revista e Corrigida).
- Olhos podem ser uma indicação de arrogância elevada, quarto einav, רוּם עֵינָיו, que significa “olhos levantados” (Isaías 10:12).
- O oposto é “olhos baixos”, shaḥ einaim, שַׁח עֵינַיִם. É a característica dos humildes, a quem Deus salvará de acordo com Jó 22:29.
Aprenda hebraico, veja a Bíblia verdadeira
Infelizmente, a maioria das traduções da Bíblia não consegue transmitir a profundidade total do significado por trás dessas e de muitas outras expressões idiomáticas. No Instituto de Estudos Bíblicos de Israel, você aprenderá a ler a Bíblia em seu idioma original e descobrirá a verdadeira intenção por trás dos textos. Não perca esta oportunidade de conhecer o verdadeiro significado que a Bíblia tem. Inscreva-se no nosso curso hoje mesmo.