O coração da Terra

Na famosa história de Jesus sobre o rico ganancioso e Lázaro, ambos vão para o mesmo lugar: o submundo. Em hebraico, este lugar é chamado de Sheol, שְׁאוֹל, a morada de todos os mortos, tanto os justos quanto os maus. Não há uma boa palavra em português para esse lugar, porque ele é tanto o céu quanto o inferno. É crucial saber que este é um lugar temporário, uma antecâmara antes da verdadeira vida após a morte.

O sinal de Jonas

Jesus era bem familiarizado com a ideia do Sheol. Quando as multidões o provocaram, pedindo que desse um sinal para provar sua divindade, Jesus recusou, dizendo que não era mágico. Em vez disso, deu a eles o sinal de Jonas: “Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40). 

O local para pedir

O “coração da terra” refere-se à morte temporária que ele experimentaria entre a crucificação e a ressurreição. Jesus não foi para o inferno, mas sim para o Sheol, a terra de todos os mortos. A palavra Sheol vem da raiz hebraica ŠAL, שאל, que significa "questionar". É aqui que as almas de toda a humanidade passam por um processo de questionamento, investigação e julgamento antes de poderem ser admitidas no Reino dos Céus. 

Vá além da superfície da Bíblia

Quando você lê a Bíblia em hebraico e compreende o autêntico significado do Sheol, você obtém uma compreensão muito diferente da história do homem rico e de Lázaro. De repente, fica claro como duas pessoas tão diferentes podem ser enviadas para o mesmo lugar depois de morrerem. Se você realmente quer entender a Bíblia, ler as Escrituras traduzidas simplesmente não é o suficiente. Inscreva-se no nosso curso de hebraico bíblico on-line hoje mesmo e veja a Bíblia com um novo foco.