Raízes judaicas da Oração do Senhor
O conceito de Deus como Pai está profundamente enraizado na Bíblia hebraica. Moisés diz aos israelitas: “Ele não é o vosso Pai?" Isaías volta-se para Deus, dizendo: “Tu és nosso Pai”. Encontramos palavras semelhantes em Malaquias, “Não temos todos um Pai?” Na verdade, muitas orações judaicas começam com, “Pai Nosso no Céu” (Avinu she-bashamayim), “Pai Nosso, nosso Rei” (Avinu Malkenu) ou “Pai Compassivo” (Av Harahaman).
A Oração do Senhor e o Kaddish
Há também uma semelhança entre o início da Oração do Senhor e o primeiro parágrafo de Kaddish, uma das orações mais importantes na liturgia judaica: “Que seja exaltado e santificado Seu grande nome no mundo que Ele criou segundo Sua vontade. Que Ele estabeleça Seu Reino!” Claramente, as primeiras frases da Oração do Senhor, “Santificado seja o teu nome,” “Venha o teu Reino” e “seja feita a tua vontade,” expressam as mesmas ideias!
Descubra os tesouros escondidos das Escrituras
Encontramos várias ocasiões nos Evangelhos quando o ministério de Jesus aconteceu em uma sinagoga. A Oração do Senhor foi provavelmente inspirada por várias orações tradicionais da sinagoga, uma vez que podemos facilmente discernir elementos da liturgia judaica incorporados a ela. Inscreva-se no nosso curso, O Contexto Judaico o Novo Testamento, para descubrir os tesouros escondidos das Escrituras!