Por que sinagogas?

No primeiro século, a sinagoga era um lugar onde judeus e gentios tementes a Deus se reuniam para ler a Torá, a Palavra de Deus. Os evangelhos mencionam especificamente sinagogas em Nazaré (Lucas 4:16) e Cafarnaum (Marcos 1:21), mas há inúmeras ocasiões nos evangelhos em que Jesus ministra em uma sinagoga.

A leitura pública da Torá

No tempo de Jesus, como hoje, as sinagogas da Terra Santa tinham leituras públicas da Torá a cada Shabbat. Apesar das muitas correntes e ensinamentos no judaísmo do Segundo Templo, a Torá permaneceu o fundamento inabalável e inquestionável da crença. Portanto, em qualquer sinagoga que Jesus entrasse no Shabbat, ele ouviria as Escrituras.

Entendendo o contexto de Jesus e Paulo

Em Atos, sabemos que Paulo também visitou sinagogas em todas as novas cidades em que chegou, embora sua missão fosse com os gentios. Se Jesus e Paulo foram à sinagoga a cada Shabbat, não é importante para os leitores do Novo Testamento entenderem o significado das sinagogas no mundo judaico do século I? Inscreva-se hoje no nosso curso de Contexto Judaico do Novo Testamento e aprenda mais sobre o judaísmo do século I e sua conexão com os ensinamentos de Jesus.