Por que o Hamas escolheu seu nome?
Eles usaram o aspecto positivo da palavra árabe ḥamās (حماس) para ganhar apoio financeiro, político e popular. Em árabe, ela significa zêlo, força e bravura. Mas, por um golpe da providência de Deus, em hebraico ela significa o oposto!
Todas as segundas, quintas e sábados, uma porção da Torá é lida nas sinagogas judaicas. As leituras da Torá são divididas em 54 parsha, porções semanais lidas em um ciclo annual que começa no feriado de Simchat Torah.
Na leitura da Torá desta semana, Gênesis 6:11, Deus diz a Noé que ele destruirá a Terra com uma inundação. Ele explica o motivo: “...a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência." (6:11)
A palavra usada para “violência” é חמס (hamas). A tradução é simplesmente "violência", mas a palavra hebraica tem um significado mais profundo. Na tradição judaica, ela é usada para descrever um ato brutal, bem como agressão, falsidade e até manipulação.
Este é apenas um exemplo fascinante do mundo cativante da Bíblia hebraica, que está aberto para você descobrir as ligações profundas entre a sabedoria antiga e a vida moderna!
Junte-se a Israel hoje mesmo, inscrevendo-se nos nossos cursos on-line sobre a Bíblia. O novo semestre está para começar, mas você ainda pode fazer parte. Inscreva-se agora para garantir o seu lugar!