Compreendendo o Levítico
Em Levítico, os termos hebraicos para as quatro plantas são: 1) etz hadar, ou árvores cítricas; 2) t’mārîm, tamareiras; 3) etz avot, árvores espessas e frondosas e 4) arvey nahal, salgueiros do riacho. No século 1 d.C., as espécies do Levítico começaram a ser identificadas como: cidra, tamareira, murta e salgueiro. É assim que as chamamos em hebraico: Etrog, Lulav, Hadas e Aravah.
O que representa o povo de Israel?
Na tradição judaica, quatro espécies representam o povo de Israel.
- Etrog (cidra) tem tanto gosto quanto fragrância: representa os judeus que possuem tanto o conhecimento quanto as boas ações.
- Lulav (tamareira) tem gosto, mas não fragrância: representa judeus que possuem o conhecimento, mas não as boas ações.
- Hadas (murta) tem fragrância, mas sem gosto: representa os judeus que praticam boas ações, mas não têm o conhecimento.
- Aravah (salgueiro) não tem nem gosto nem fragrância: representa os judeus que não têm nem conhecimento, nem boas ações.
Compreenda até mesmo as palavras obscuras das Escrituras
Os estudiosos da Bíblia disseram: “Que todos sejam amarrados juntos... e eles irão reparar uns aos outros”. Desde os tempos da Bíblia até hoje, os judeus unem essas quatro espécies e as acenam diante de Deus durante esse alegre festival. Matricule-se em nosso curso de Descobrindo da Bíblia Hebraica, e até mesmo as palavras obscuras das Escrituras hebraicas passarão a ter significados mais profundos para você!