Um covil de ladrões
Quando Jesus entrou no Templo e derrubou as mesas dos cambistas, ele estava seguindo os passos de um dos maiores profetas da antiga Israel. Seis séculos antes, tal homem havia condenado o povo por transformar a Casa de Deus num “covil de ladrões” (Jeremias 7:11). Jesus usou exatamente a mesma expressão quando viu as práticas comerciais imorais que ocorriam no mesmo lugar sagrado. Aquele homem era o profeta Jeremias.
O Senhor eleva
Jeremias viveu no fim do século VII a.C. e passou grande parte da vida tentando impedir que o povo judeu pecasse. Ele os avisou sobre a destruição de Jerusalém pelos babilônios. Na Bíblia original em hebraico, seu nome é Yirmiyahuיִרְמְיָהוּ , que significa “o Senhor (yahu) levanta (yarim)”. Parece ser um nome excessivamente alegre para um homem conhecido como o “profeta chorão”. Mas, na verdade, é perfeitamente adequado.
Levante seus conhecimentos da Escritura
No livro de Jeremias, o profeta muda seu tom de condenação para consolação. Ele diz ao povo que, apesar de pecados anteriores, Deus não os rejeitou, recuperará Jerusalém e estabelecerá “nova aliança” com seu povo no futuro. Seiscentos anos depois, Jesus veio a Jerusalém para inaugurar essa aliança, “levantado” pelo Senhor. Participe das nossas aulas de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real e levante seus conhecimentos da Escritura!