A vila da compaixão

Depois de ser expulso de Nazaré, Jesus se mudou para uma humilde vila de pescadores chamada Cafarnaum. O nome hebraico, Kfar Nahum, que significa "vila de compaixão", é apropriado, porque foi lá que Jesus realizou seus primeiros atos de cura. Durante o sua pregação pública, Cafarnaum serviu como sede para Jesus, tanto que o Evangelho se refere a ela como “sua própria cidade” (Mateus 9:1). Mas onde exatamente em Cafarnaum Jesus poderia ser encontrado? 

O coração do movimento 

O epicentro da atividade de Jesus era a sinagoga de Cafarnaum. Sinagoga, ou beit knesset em hebraico, significa “casa de reuniões". Era aqui que os judeus galileus se reuniam para orar, pois a viagem ao Templo em Jerusalém era longa. Foi lá que Jesus realizou seus muitos milagres, incluindo a cura de um homem com um espírito imundo (Marcos 1: 21-28). Surpreendentemente, arqueólogos descobriram o edifício onde tudo isso aconteceu!  

Uma sinagoga virtual

A sinagoga não era apenas um lugar de culto, era também escola: um lugar para ensinar a Torá e ouvir palavras de instrução moral de pregadores carismáticos como Jesus. No Instituto de Estudos Bíblicos de Israel, nós demos um passo adiante. Inscreva-se na nossa sala de aula on-line ao vivo, fazendo dela a sua bet knesset virtual. Aprenda as Escrituras, do mesmo jeito que os judeus fizeram há 2000 anos.