Um conservante natural
Jesus chamou seus seguidores de “o sal da terra”, mas os Evangelhos não explicam o significado dessa famosa expressão. Assim como hoje, nos dias da Bíblia o sal era usado para temperar e evitar que os alimentos se deteriorassem no clima quente de Israel. Jesus estava dizendo a seus seguidores para se comportarem moralmente a fim de melhorar a qualidade e conservarem a bondade do mundo que os cercavam.
Uma aliança de sal
Devido às suas capacidades protetoras, o sal se tornou um símbolo de integridade. O sal era adicionado a todos os sacrifícios no Templo (Levítico 2:13), e também era uma parte central das refeições cerimoniais servidas para selar pactos, conforme visto na aliança que Deus fez com Davi (2 Crônicas 13:5). A Bíblia se refere a este tipo de aliança inquebrável como uma “perpétua aliança de sal”, brit melakh olam (בְּרִית מֶלַח עוֹלָם).
Recupere o real significado bíblico
Ser o “sal da terra” é ser decididamente respeitável, inquebrável, como uma aliança de sal. Quando Jesus proferiu o Sermão da Montanha vinte séculos atrás, ele disse as palavras “sal da terra” em hebraico – melakh ha-aretz – e todos o compreenderam. Hoje lemos essas palavras traduzidas e muito se perde do seu significado. Matricule-se em nossos cursos de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real e recupere o verdadeiro significado das Escrituras.