Jesus – um nazareno?
Quando Jesus ainda era bebê, Maria e José decidiram se mudar para Nazaré, uma pequena cidade agrícola da Galileia. Por quê? Essa aldeia não tinha uma história bíblica ilustre, nem era um centro de estudo rabínico. O Evangelho de Mateus afirma que eles foram “viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno” (Mateus 2:23). O que é um nazareno?
Triunfo da destruição
A chave para responder a essas questões está no livro de Isaías, o maior dos profetas hebreus. Setecentos anos antes de Cristo, Isaías descreveu a tribo de Judá como uma grande árvore que seria podada: “Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo” (Isaías 11:1). Isso se refere ao Messias.
Descubra as raízes hebraicas da Bíblia
No hebraico bíblico, a palavra para “ramo” é netzer (נצר) que também é a raiz da palavra Nazaré (נצרת). Quando Mateus diz que Jesus “seria chamado de nazareno”, isso não se refere ao voto de nazireu (Números 6), mas ao netzer messiânico. Somente da cidade do Ramo, o Ramo poderia surgir. Matricule-se em nossos cursos de Hebraico Bíblico on-line em tempo real e veja as profundas conexões linguísticas que sempre unem o Antigo e o Novo Testamento.