Um anjo diz seu nome
A Bíblia nos diz os nomes de apenas dois anjos: Gabriel e Miguel. Destes dois, Gabriel é geralmente aquele enviado para dar boas novas às pessoas justas.
No Evangelho de Lucas, o pai de João Batista, Zacarias, está servindo como sacerdote no Templo quando é visitado por um anjo com uma mensagem especial. Ele descobre que sua esposa, Isabel, terá um filho que crescerá para preparar o caminho para o Messias. Dada a sua idade avançada, Zacarias duvida da notícia e pede provas. O anjo responde: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.” (Lucas 1:19). Por que é que o anjo diz seu próprio nome?
Descubra toda a riqueza das Escrituras
O nome de Gabriel é composto de duas palavras hebraicas: Gavar גבר (“ser forte”) e El אל (Deus), e significa, portanto, “Deus é minha força.” Quando Gabriel diz o seu nome, esse é como o seu certificado de autenticidade. Ele sabe que a única maneira de convencer Zacarias da verdade é informar que foi o próprio Deus quem o enviou. Não é coincidência que os dois únicos anjos cujos nomes aparecem na Bíblia, Gabriel e Miguel, ambos têm nomes que terminam com "El" – o nome do Deus Único. Matricule-se hoje mesmo no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line ao vivo, e descubra toda a riqueza das Escrituras com o hebraico ao seu lado.