Um manto glorioso
Nos tempos bíblicos, todos usavam algum tipo de capa robusta para se protegerem das intempéries. No hebraico original da Bíblia, essa peça é chamada de me'il, מְעִיל. No entanto, certas pessoas eminentes usavam uma capa especial chamada aderet (אַדֶּרֶת), que é traduzida como "manto". O Aderet vem da raiz hebraica ADR אדר(...), que significa "glorioso": uma indicação do status elevado desta túnica especial.
A autoridade de Elias
O manto mais famoso da Bíblia é aquele usado pelo profeta Elias. Era o símbolo do seu status de profeta do Senhor. Quando Elias escolheu seu sucessor, Eliseu, ele o envolveu em sua capa (1 Reis 19), e quando foi levado para o céu por Deus, apenas o manto de Elias foi deixado para trás. Eliseu se inclinou e "pegou o manto" (2 Reis 2:13), assumindo assim a antiga posição de liderança de Elias.
Pegue o manto
Jesus de Nazaré continuou essa tradição, mas seu manto era mais do que um símbolo de autoridade; estava imbuído de poder espiritual (Marcos 6:56). De acordo com os Evangelhos, os doentes foram curados apenas tocando sua borda! Jesus não podia oferecer o manto aos seus discípulos, no entanto. Em vez disso, ele foi violentamente rasgado em quatro pedaços por soldados romanos (João 19:23). Inscreva-se no nosso curso de hebraico bíblico on-line ao vivo e “assuma o manto” aprendendo a língua original da Bíblia.