Dois meninos abençoados
Não havia tribo de José no antigo Israel, porque na verdade havia duas tribos. De acordo com Gênesis capítulo 41, enquanto estava no Egito, José desposou uma mulher chamada Asenate, que lhe deu dois filhos. Os filhos receberam os nomes de Manassés e Efraim.
Da dificuldade vêm os frutos
José escolheu esses nomes para seus filhos porque eles descreviam sua própria situação pessoal. Embora as explicações desses dois nomes sejam encontradas em todas as Bíblias em português, eles só fazem sentido quando lidas no hebraico original. O nome Manassés, מְנַשֶּׁה, é baseado na raiz hebraica nashah , que significa esquecer. José diz "Deus me fez esquecer (nasheni) minhas dificuldades." Efraim, אֶפְרָיִם, é baseado na raiz hebraica parah, que significa fértil. José diz “Deus me fez frutificar (hifrani) na terra da minha aflição”.
Mergulhe na Palavra do Senhor
Quando foi vendido como escravo por seus irmãos, José sofreu por muitos anos no Egito. Mas Deus o abençoou com boa sorte, e ele reergueu-se até atingir a proeminência. Com o nascimento de seus dois filhos, ele pode esquecer as dificuldades do passado e olhar para a frente, para um futuro brilhante de fertilidade. Inscreva-se hoje mesmo nos nossos cursos de hebraico bíblico on-line ao vivo para desvendar ainda mais significados na Bíblia hebraica original.