Entre os juncos
De acordo com o Evangelho de João, Jesus transformou a água em vinho num casamento numa cidade chamada “Caná da Galiléia” (João 2:1). Esta é uma pequena aldeia pouco mencionada em outras partes das Escrituras. Então, por que é um detalhe importante? No hebraico original da Bíblia, a palavra canah קנה significa “junco”, um planta alta e forte que cresce em pântanos, semelhante ao bambu. Moisés, o herói do Antigo Testamento, começou seu caminho para a grandeza sendo descoberto pela filha de Faraó em um "cesto entre os juncos" (Êxodo 2:5). Que apropriado que o herói do Novo Testamento, Jesus, também tenha realizado seu primeiro milagre entre os juncos!
Um junco na mão
Assim como ele foi exaltado pelos juncos no início de seu ministério, no final de sua vida, Jesus sofreu nas mãos dos juncos. Primeiro, ele foi ridicularizado pelos soldados romanos ao ser vestido como a caricatura de um rei. Além de uma coroa de espinhos, eles colocaram uma vara de junco na sua mão, como se fosse um cetro, e, em seguida, espancaram-no com ele (Mateus 27:29-30). Nos momentos finais antes da sua morte na cruz, deram a Jesus uma esponja encharcada de vinagre para beber, e ela estava amarrada a um longo pedaço de junco (Mateus 27:48).
Descubra os detalhes ocultos
Mesmo que você tenha lido a Bíblia centenas de vezes, talvez você não perceba que a palavra “canah,” ou junco, tem um novo nível de significado que é o prenúncio do destino final de Jesus. Inscreva-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line ao vivo para descobrir os detalhes ocultos que você acaba perdendo ao ler uma Bíblia traduzida.