Um nome muito santo para ser dito

O nome mais famoso de Deus na Bíblia hebraica é um nome que é considerado santo demais para ser falado. Este "nome indizível" é composto por quatro letras hebraicas –יהוה YHWH – e pode ter sido pronunciado Yehovah em tempos bíblicos. O que é certo é que esse nome está ligado ao verbo “ser” e provavelmente significa “a essência do ser”. Hoje, quando lemos a Bíblia em voz alta em hebraico, pronunciamos esta palavra Adonai (“meus mestres”). 

O Deus do deserto

Em Gênesis, Deus se revela aos patriarcas Abraão e Jacó usando o enigmático título אֵל שַׁדַּי, El Shaddai. Este nome é composto de duas palavras hebraicas: El significa “Deus” e Shaddai, que talvez esteja ligado à palavra שדה , sadeh, que significa “campo”; uma referência a Deus revelando-se ao seu povo na natureza, no deserto. Outra teoria é que Shaddai vem da palavra hebraica שד , shad, que significa “peito”; uma referência a Deus como uma figura materna que cuida e cria. 

Desvende os mistérios das Escrituras

Deus também é referido como Adonai Tzevaot, יְהוָה צְבָאוֹת, mais de 200 vezes na Bíblia hebraica. Isso significa o "Senhor dos Exércitos". Os antigos israelitas conceberam Deus como o comandante de várias brigadas de soldados celestes: anjos, estrelas e as várias forças da natureza que compõem o universo. Quando você lê a Bíblia em hebraico, você usa uma chave poderosa para desvendar os mistérios das Escrituras. Matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line ao vivo e chegue ao coração das mensagens das Escrituras.