As origens da Palavra

Enquanto as vacinações contra a COVID-19 aceleram ao redor do mundo, vamos analisar a palavra “vacina”. Em português, a palavra “vacina” vem do latim vacca, que significa “vaca”, porque cientistas do século XIX descobriram pela primeira vez que um vírus chamado “varíola das vacas” era capaz de imunizar de forma eficaz as pessoas com varíola. Isso é interessante, mas não capaz de edificar o espírito. A Bíblia não menciona vacinas porque são um fenômeno muito moderno… ou será que não?

O Senhor nos fortalece

Em hebraico, a palavra usada hoje para vacina é chisunחיסון, que vem da raiz hebraica HSN חסן que significa “forte”. O Livro de Salmos diz: “Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, quem é poderoso (chasin) como tu és?” (Salmos 89:8). Como as vacinas fortalecem o sistema imunológico, faz todo o sentido que a palavra hebraica para “vacina” literalmente signifique “fortificador”. Isso é bastante direto… mas espere, tem mais!

Descubra uma riqueza de certezas

Na Bíblia hebraica, a mesma palavra pode significar “tesouro” ou “armazém”. O profeta Isaías nos assegura de que Deus é a nossa “grande riqueza (chosen) de salvação, sabedoria e conhecimento” (Isaías 33:6). Só quando você consegue ler a Bíblia Hebraica no original é que pode realmente apreciar o fato de que a verdadeira vacina para a alma é a nossa fé em Deus – matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real hoje mesmo.