A formação do Homem
No hebraico original, há uma diferença significativa entre Adão e Eva. Quando Adão é criado, o verbo yatzar, יצר, é usado. Isso significa “Ele moldou”, e é o mesmo verbo usado para um oleiro que modela jarros de barro. O verbo yatzar é a palavra padrão para a criação divina, aparecendo inúmeras vezes no Gênesis.
Mulher: uma obra-prima da Criação
No caso da criação de Eva, usa-se o verbo banah, בנה, que significa “Ele construiu”. Este é o único lugar na Bíblia onde construir significa criar. Por quê? O verbo banah, בנה, está relacionado com a palavra binah, בינה, que significa “inteligência”. Isso sugere que Eva não é de forma alguma inferior a Adão. Muito pelo contrário! Desde o início, a mulher recebeu um senso superior de conhecimento.
Conexão com o Messias
O profeta Isaías escreveu sobre o futuro Messias e disse que um broto cresceria do toco de Jessé: “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, (binah)” (Isaías 11:2). O Messias, como Eva, começou como um desdobramento de algo grandioso. Ela preparou o terreno para as futuras gerações de empoderamento. Descubra mais nuances como essas e aprenda hebraico bíblico hoje.