O privilégio do mais velho

No antigo Israel, o primogênito era a criança mais privilegiada da família. Responsabilidades e direitos eram prerrogativas dele. Havia um preço a pagar por essa posição de honra, no entanto. De acordo com a Torá, o filho primogênito é oferecido como um presente ao Senhor. Somente através da graça de Deus ele pode ser "comprado de volta" por seus pais, através de uma cerimônia de redenção (Êxodo 13:13).

O resgate do primogênito

Jesus era o filho primogênito de Deus e, portanto, superior a qualquer outro ser já criado. Cumprindo o costume judaico, Jesus foi resgatado no Templo de Jerusalém no trigésimo dia de sua vida (Lucas 2:22). Foi aí que Simeão proclamou que Jesus seria o messias. No início da sua vida, Jesus foi resgatado pelos seus pais. No final da sua vida, ele iria resgatar toda a humanidade.

Antecipe-se: aprenda a bíblia na língua original dela

A palavra hebraica para primogênito é bechor (בְּכוֹר) que vem da raiz BKR (בכר) que significa "mais cedo". Quando Paulo diz que Jesus é o “primogênito de toda a criação”, ele está destacando essa prematuridade. Desde o início da criação, antes que qualquer um tivesse ouvido falar de Jesus de Nazaré, o plano de Deus para a humanidade sempre esteve direcionado para a chegada de Cristo. Matricule-se em nosso curso de hebraico bíblico on-line ao vivo e aprenda a ler a Bíblia no hebraico original o mais cedo possível.