Um pequeno pedaço doado
Nenhuma refeição tradicional do Sabbath está completa sem um pedaço de pão trançado chamado חַלָּה challah. Esta palavra vem da raiz HLL, ח.ל.ל, que significa “oco” ou “perfurado”. Antes de passar a se referir a um pão trançado, o significado bíblico original da palavra challah era uma pequena porção de massa doada aos sacerdotes (Números 15:20), talvez porque precisasse ser "cortada" ou "perfurada" do volume principal de massa.
O pão trançado do Messias
O pão também foi um tema central em muitos dos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Ele se referiu a si mesmo como o "pão da vida" (João 6:35) e disse do pão: "isto é o meu corpo" (Marcos 14:22). Por que? A resposta está na palavra hebraica challah. O profeta Isaías usou esta mesma palavra quando disse que o Messias crucificado foi "transpassado por causa das nossas transgressões" (Isaías 53:5). No hebraico original, a palavra para perfurado é mecolal, מְחֹלָל, muito parecida com a palavra challah.
O challah da vida
Durante a Última Ceia, Jesus comparou seu corpo ao pão porque, como o challah, ele também seria perfurado, trespassado na cruz. Você quer se tornar um leitor ainda melhor da Bíblia? Ao se inscrever em nosso curso on-line de Hebraico Bíblico, você vai adquirir as habilidades linguísticas essenciais para desbloquear o significado autêntico das Escrituras.