O Contexto Judaico do Novo Testamento
Gamaliel, o Ancião, ou Rabã Gamaliel I, foi o mais destacado rabino de sua época e líder dentre as autoridades do Sinédrio. Ele foi o primeiro a ter o título de “Rabã” (Rabban), em vez do título mais comum de “Rabino” (Rabbi). A Mishná refere-se a Gamaliel como um dos maiores mestres de todos os anais do judaísmo, “Desde que o Rabã Gamaliel, o Ancião, morreu, não houve mais reverência à lei, e a pureza e a piedade morreram ao mesmo tempo”.
Gamaliel era neto do grande mestre judeu Hilel, o Ancião, líder de sua escola, Bet Hilel. Gamaliel foi notável por uma atitude liberal mais tolerante nas decisões religiosas oficiais. Vemos isso claramente em Atos, quando alguns líderes judeus queriam matar os apóstolos de Jesus. Gamaliel disse a eles: “deixem esses homens em paz e soltem-nos; … se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus” (Atos 5:34-40).
Havia muitos rabinos e mestres no tempo de Jesus, mas foi Gamaliel quem instruiu um aluno tão proeminente e deu ao mundo o apóstolo Paulo! Gamaliel é um nome hebraico que significa recompensa de Deus. Esse aluno maravilhoso foi sua recompensa de Deus? Teria ele próprio visto desta maneira? Matricule-se no nosso curso on-line em tempo real, O Contexto Judaico no Novo Testamento, e descubra mais sobre a herança judaica dos primeiros seguidores de Jesus.