Dois lados do homem

Descobrindo a bíblia hebraica

  • Dois Yods

    Um comentarista judeu medieval, Rashi, explica essa grafia da seguinte maneira: ela indica duas criações, “uma criação para este mundo e uma criação para o (tempo da) ressurreição dos mortos”. No entanto, uma das visões mais predominantes no judaísmo hoje é que cada um desses yods representa a palavra “yetzer”, que significa “inclinação”. A existência de dois yods aqui indica que Deus criou o homem com inclinações para o bem e para o mal. 
      

    Bem e mal

    Yetzer HaTov (inclinação para o bem) é a consciência moral, a voz interior que nos lembra a lei de Deus, quando estamos prestes a violá-la. Yetzer HaRa (inclinação para o mal) é a natureza egoísta, o desejo de satisfazer às necessidades pessoais; não é algo ruim – mas, se deixado sem controle, talvez possa levar ao mal. A existência de dois Yods indica que, desde o início, a humanidade foi formada com esses dois impulsos. 
         

    Descubra as sutilezas da Bíblia

    De acordo com o entendimento judaico, toda palavra e toda letra das Escrituras é significativa. Não existe repetição acidental: se uma letra ou palavra é repetida, há uma mensagem subjacente a ser reconhecida e compreendida. Obviamente, essa importante característica do texto hebraico se perde completamente nas traduções. Matricule-se em nosso curso on-line e em tempo real Descobrindo a Bíblia Hebraica e vamos juntos trazer essas sutilezas à tona.

Cadastre-se para receber uma ligação do nosso orientador acadêmico



Eu quero aprender hebraico
To Top