Aprenda Hebraico em nossos cursos ao vivo
O que o Sabá, a marcha de Josué ao redor de Jericó e a festa judaica de Shavuot (Pentecostes) têm em comum? Todos estão ligados ao número sete (sheva). E não apenas nessas histórias: em dezenas de outras passagens das Escrituras, o número sete desempenha um papel central. No Evangelho de João, Jesus fala de si mesmo dizendo a frase "Eu sou" sete vezes. O que há de tão especial no sete?
No antigo Israel, o número sete representava a perfeição divina. Era considerado um número poderoso e inquebrável porque não podia ser dividido pelos pequenos números comuns que as pessoas costumavam contar com uma única mão. A palavra para sete em hebraico – sheva שבע – está ligada a shevuá שבועה, juramento. Quando uma pessoa queria fazer uma promessa muito importante, ela fazia um juramento, como que dizendo: "faça com que o divino número perfeito sete seja minha testemunha de que eu...”.
Este mês, judeus em todo o mundo estão celebrando a Shavuot (שבועות), em que os israelitas receberam a Torá 7 semanas após seu êxodo do Egito. A bíblia está cheia de ocorrências do número sete. Quando se lê a bíblia traduzida, é como segurar uma única vela. Mas ler a bíblia em hebraico é possuir uma poderosa menorá de sete braços (Êx. 25:37). Convidamos você a iluminar a Escritura com o hebraico – inscreva-se hoje em nosso curso de hebraico bíblico on-line e em tempo real!