Volte às raízes autênticas das Escrituras
As palavras de Isaías estão entre as profecias mais amadas em toda a Bíblia. Mas antes de Isaías começar a receber profecias do Senhor, ele passou por um ritual de iniciação no Templo. Sua boca foi limpa por um carvão em brasa retirado do altar. Então um serafim declarou: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado” (Isaías 6:7). Por que foi necessário queimar os lábios de Isaías?
Assim como os anjos, os serafins são mensageiros divinos. A função deles é proclamar a glória de Deus. Com vozes potentes, eles proclamam “Santo, Santo, Santo” abalando os fundamentos do Templo (Isaías 6:3-4). Mas eles têm um trabalho adicional: proteger o trono do Senhor, permitindo acesso apenas ao mais Santo dos Santos. E eles fazem isso com fogo. A palavra hebraica serafim (שְּׂרָפִים) vem da raiz SRF (שרפ) que significa "flamejar". Os serafins são criaturas de seis asas, "queimadores" que usam o fogo contra os intrusos.
O significado original hebraico de serafim esclarece muito sobre a famosa primeira visão de Isaías. Esta é precisamente a razão pela qual Isaías diz que "o templo ficou cheio de fumaça" (Isaías 6:4). É também a razão pela qual o serafim usou uma “brasa viva, que havia tirado do altar” para purificar seus lábios (Isaías 6:6). Você anseia ouvir a palavra de Deus em hebraico, precisamente como Isaías fez? Matricule-se hoje no nosso curso de hebraico bíblico ao vivo, e aprenda a encontrar os tesouros mais brilhantes da Bíblia.