Aprenda a ler a Bíblia em hebraico
Há uma situação em que Davi está escondendo-se em uma montanha no deserto. Quando as tropas de Saul cercam Davi, aproximando-se pela parte de trás da montanha, um milagre acontece. No último minuto, pouco antes de capturar Davi, Saul é chamado para voltar e lutar contra os filisteus. A história termina dizendo que o nome dessa famosa montanha onde Davi foi livrado da morte é “Pedra de Escape”.
No original em hebraico, essa é Selá-Hamalecote סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת, um nome muito mais interessante do que a tradução indica. A palavra Malecote vem da raiz ḤLK חלק, que significa “separar”. Mas a mesma raiz também significa “escorregadio”. Qual o significado correto? Na verdade, estão ambos corretos. Essa montanha era a fronteira divisória separando dois exércitos. Mas essa montanha também foi onde Davi, com a ajuda de Deus, escorregou mais uma vez por entre os dedos de Saul.
O hebraico - o idioma original da Bíblia - compacta o significado profundo de cada versículo da Escritura. A força de ler a Bíblia em hebraico está no fato de você não precisar escolher uma tradução, pois não depende mais de notas de rodapé e comentários para descompactar essas ricas camadas de significado. Matricule-se em nosso curso de Hebraico Bíblico on-line em tempo real e leia o autêntico texto da Escritura, tal como se pretendia que fosse lido inicialmente.