Aprenda hebraico bíblico on-line
Muitos sabem que Jesus tinha 33 anos na época da crucificação. Mas você sabia que 33 é, na verdade, um número sagrado que está espalhado pelas Escrituras? Por toda a Bíblia, o número 33 aparece diversas vezes na ocasião das promessas mais profundas de Deus. Mas, ao contrário dos outros números sagrados, o 33 geralmente está escondido. Para encontrá-lo, é preciso procurar muito bem.
Na 33ª vez que o nome de Noé é usado na Escritura é quando Deus faz uma aliança especial com ele de nunca mais destruir o mundo com um dilúvio (Gênesis 9:12). Na 33ª vez que o nome de Abraão aparece na Bíblia é quando Isaque, o filho da promessa, nasce quando ele está com 100 anos (Gênesis 21:5). Na 33ª vez que o nome de Jacó é encontrado é quando ele teve uma visão de uma escada alcançando o céu (Gênesis 28:12).
O número 33 é, essencialmente, dois três. Em hebraico, o três é representado pela letra guímel ג da raiz gamal גמל que significa “distribuir, dar”. O termo guemilut hasidim – a prática da bondade amorosa para com o próximo – também vem dessa raiz. Essa é a essência que guia a promessa de Deus para Noé, Abraão e Jacó. Matricule-se nos nossos cursos on-line e em tempo real para descobrir como o aprendizado do hebraico pode dar vida à sua leitura da Bíblia!