Entenda a Bíblia de verdade com o hebraico
Todo leitor da Bíblia está familiarizado com Moisés - Moshé em hebraico. Suas histórias estão entre as mais amadas das Escrituras: a divisão do Mar Vermelho, a entrega dos Dez Mandamentos, o maná no deserto. Nenhum profeta conseguiu aproximar-se de Deus como Moisés. Depois de lermos seu nome tantas vezes, sentimos que o conhecemos pessoalmente. Mas você já parou para pensar sobre o nome dele? O que significa Moisés?
Depois de salvar um menino judeu da morte, a filha do Faraó “chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado” (Êxodo 2:10). Quando lemos este versículo na tradução, coçamos a cabeça. Isso ocorre porque só faz sentido no original em hebraico, em que “lhe deu o nome de Moshe (משה), dizendo: ‘Porque eu o tirei das águas’ (Meshitehu, משיתיהו)”. Somente em hebraico é possível escutar essa semelhança sonora entre “Moshe” e “meshi” (tirei) e verdadeiramente entender o real significado desse nome.
A filha do faraó deu-lhe o nome de Moisés depois que ela o tirou das águas, mas, em hebraico, “Moshe” na verdade significa “ele tira”. Esse é o nome perfeito para o líder escolhido de Deus que tirou os israelitas do Egito e do Mar Vermelho. A bíblia tem muitas joias que somente o hebraico é capaz de tirar das águas. Matricule-se hoje em nosso curso de hebraico bíblico e aprenda a descobrir os tesouros mais brilhantes da bíblia. Para receber nosso desconto de 20% de Pessach e Páscoa, preencha seus dados com este código de cupom: MOSES0419