A luz autêntica de Chanucá

Estude hebraico e aprecie as Escrituras mais profundamente

  • A História de Chanucá

    Ao contrário da imaginação popular, Chanucá não é uma versão judaica do Natal. A palavra Chanucá (חנוכה) significa “inauguração” em hebraico. Ela comemora a reinauguração do Templo Sagrado em Jerusalém, na Revolta Macabeia do século II aEC contra o Império Sírio. Depois de recuperar o Templo, os Macabeus tiveram que limpá-lo e restaurá-lo. Felizmente, um único frasco de azeite puro permaneceu imaculado e pode ser usado para iluminar e reinaugurar o Templo. Milagrosamente, a pequena quantidade de óleo durou oito dias, levando à comemoração de oito dias, a Festa da Dedicação. 
      

    A luz de Israel

    O símbolo de Chanucá é uma Menorá (ou Chanukiá), um candelabro de oito braços acendidos durante os oito dias da festa. Menorá vem da palavra hebraica ner (נר), significando “chama” ou “lâmpada”. Na Bíblia, esta palavra tem um significado espiritual mais profundo. Por exemplo, quando o rei Davi envelheceu, seus homens lhe pediram para não fosse com eles para a peleja “para que não apagues a lâmpada (ner) de Israel” (2 Samuel 21:17). No capítulo seguinte, Davi proferiu um magnífico hino de ação de graças: “Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada (nerí); e o Senhor ilumina as minhas trevas” (2 Samuel 22:29). 
      

    Veja como o hebraico lança luz sobre a Escritura

    Portanto, não é de admirar que Jesus se referisse a si mesmo como a “luz do mundo” (João 8:12) e pregasse essas palavras: “Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso…” (Lucas 11:36). O que é menos óbvio é que Jesus pronunciou essas palavras não em inglês, mas em hebraico. Para escutar os sons da Bíblia exatamente como Jesus os ouviu, inscreva-se no nosso curso on-line e em tempo real de Hebraico Bíblico e lance uma luz esclarecedora sobre os segredos escondidos da Bíblia!

Cadastre-se para receber uma ligação do nosso orientador acadêmico



O que nossos alunos dizem sobre nós

...

"Foi divertido, ótimos materiais, excelente professor e ambiente de aprendizado!"

Chaffee Kurt, Estados Unidos
...

"Aprender Hebraico dá a doce sensação de participar da história bíblica que aprendemos a amar desde a tenra infância. Recomendo e sou aluna da Eteacher."

Profeta Célia Filgueiras de Moraes, Brasil
...

"Não conhecia nada do Hebraico, agora, já falo algumas coisas do Livro dos livros que é a Bíblia Sagrada. Recomendo a todos os simpatizantes do mundo das línguas."

Francalino Sousa Francisco Das Chagas, Brasil
...

"Está sendo ótima a minha experiência com vocês!"

Cristina Lucas Rosimar, Brasil
Eu quero aprender hebraico
To Top