A história hebraica se desenrola
Esaú e Jacó são os irmãos gêmeos mais famosos da Bíblia, e os nomes dados a esses dois rapazes revelam um significado mais profundo da história. O nome Esaú (עשו) vem do verbo assáh (עשה), que significa "fazer". Isso é apropriado, já que, de acordo com as Escrituras, no momento de seu nascimento, "todo o seu corpo era como um manto de pelos" (Gênesis 25:25). Em outras palavras, ele estava totalmente “feito” já em sua infância.
Jacó, o nome do segundo – e, no final de contas, dominante – filho gêmeo de Isaque, também tem um significado profundo. Yakov (יעקב), como é pronunciado em hebraico, vem da palavra akev (עקב), que significa “calcanhar”. Isso se deve claramente ao fato que, de acordo com o versículo seguinte, Jacó nasceu "com a mão agarrada no calcanhar de Esaú" (Gênesis 25:26). Ao contrário de seu musculoso irmão gêmeo mais velho, Jacó é um rapaz calmo e estudioso, que prefere seguir o líder.
Os papéis de Jacó e Esaú se inverteram quando Esaú vendeu a Jacó seu direito de filho mais velho em troca de um ensopado vermelho, e seus nomes foram alterados para refletir essa transição. Jacó passou a se chamar Israel, aquele que "luta com Deus". Esaú se tornou Edom (אדום), o "vermelho". Posteriormente, essas se tornaram duas nações vizinhas que dominaram a Terra de Canaã durante séculos. Desvende a riqueza genuína das Escrituras lendo essas histórias em hebraico – inscreva-se em nossos cursos de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real para apreciar a profundidade da Bíblia!