Aprenda hebraico bíblico online
Os romanos costumavam afixar uma placa acima das pessoas que eles crucificavam para identificar o nome e a acusação. O Evangelho de João 19:20 informa que a famosa placa INRI acima da cruz de Jesus continha a mesma frase em hebraico, latim e grego. Em hebraico, as palavras “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus” são traduzidas emישוע הנצרתי ומלך היהודים. Abreviando essas quatro palavras em um acrônimo, obtemos יהוה (YHWH), o nome mais sagrado do Senhor na Escritura.
Aquela não foi a primeira vez que Jesus fez alusão a si mesmo usando o nome sagrado YHWH. Anteriormente, ele disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou” (João 8:28). A frase “Eu Sou” faz alusão ao nome divino que Deus revelou pela primeira vez a Moisés na sarça ardente: ehieh asher ehieh - “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14). Esses nomes têm algo em comum: a raiz hebraica HYH (היה), que significa “ser”.
Jesus foi cuidadoso a ponto de não referir a si mesmo explicitamente como Deus com receio de ofender as autoridades. Em vez disso, ele foi sutil e utilizou nomes que apontavam para o nome hebraico YHWH. Seus discípulos entenderam as referências; porém, quem não sabe hebraico não é capaz de apreciar esses níveis de significado. Matricule-se em nossos cursos de hebraico bíblico on-line e em tempo real e presenteie-se com a verdadeira compreensão da Bíblia!