Aprenda Hebraico Bíblico on-line
A sala mais íntima do Templo de Jerusalém era chamada de Santo dos Santos, que continha a Arca da Aliança, uma arca de ouro, com as duas tábuas de pedra da Lei. A palavra hebraica usada para o Santo dos Santos é dvir. Essa palavra vem da raiz דבר (DBR), que significa “falar”. Era ali que o sumo sacerdote falava diretamente com Deus. Isso acontecia uma vez por ano no Yom Kipur, o Dia da Expiação.
A tampa da Arca da Aliança era chamada de כפרת kaporet (Êxodo 25:17) em hebraico, que vem da raiz KPR, da qual deriva a palavra kippur, que significa “expiação”. Uma vez que o sumo sacerdote estava dentro do Santo dos Santos, ele acendia o incenso para criar uma nuvem de fumaça que bloqueava sua visão da presença divina de Deus. Então ele falava as palavras de oração diante da kaporet e aspergia nela o sangue do sacrifício (Levítico 16:11-14).
Ao purificar o santuário íntimo de qualquer impureza uma vez por ano, o sumo sacerdote garantia que o povo de Israel recebesse a expiação. Isso era feito proferindo-se as palavras de Deus no lugar mais sagrado – o lugar que guardava a Torá. A leitura da Bíblia no original em hebraico pode também aproximar você do original da Palavra de Deus. Matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line e em tempo real para se libertar das barreiras das traduções!