A humilde fonte do alfabeto do mundo
Hoje, mais da metade dos habitantes do mundo usam basicamente o mesmo alfabeto para escrever em seus idiomas. As origens das nossas letras são surpreendentemente humildes: um pequeno grupo de comerciantes que viviam na Terra de Israel durante o período bíblico. Esses faladores de hebraico antigo inventaram um pequeno número de imagens desenhadas para representar sons falados. Ao serem combinadas, as imagens expressavam palavras inteiras!
Começando pelo alef e bet
As primeiras duas letras do alfabeto, A e B, são ótimos exemplos dessa revolução escrita. A milenar forma da letra hebraica א - aleph (A) representa a cabeça de um boi, cujo nome em hebraico é aluf - אַלּוּף e significa “touro”. A forma da letra hebraica ב- bet (B) é um quadrado, que representa a palavra hebraica bayit - בַּיִת e significa “casa”. Agora você já conhece duas palavras em hebraico: aluf e bayit. Você também sabe qual é a origem do termo "alfa-beto".
Tenha uma visão mais ampla da Bíblia
A história não termina aqui Há muitos exemplos fascinantes de palavras hebraicas que se escondem por trás das letras do nosso alfabeto. Na verdade, o hebraico é a fundação de toda a nossa cultura. Se você tem curiosidade de aprender mais sobre a origem das palavras e entender os significados mais profundos das Escrituras Sagradas, você precisa voltar à fonte: a Bíblia Hebraica. Matricule-se hoje em nosso curso online de Hebraico Bíblico e entenda as origens da Civilização Ocidental.