Matricule-se no nosso curso de Hebraico Bíblico on-line
A semana israelita foi estabelecida no momento da criação como um ciclo de sete dias. Hoje nós temos isso como certo, mas a ideia de que os seres humanos deveriam organizar e acompanhar o tempo por períodos de sete dias nem sempre foi universalmente aceita. Períodos de seis e dez dias por semana podem ser encontrados em várias culturas antigas. Além disso, na semana israelita/judaica, em vez de serem nomeados, os dias são simplesmente numerados. Somente o sétimo dia teve o privilégio de ter seu próprio nome שַׁבָּת (shabat) - o sábado.
A palavra שַׁבָּת (shabat) vem da história da criação descrita em Gênesis 2:1-3. É dito que Deus descansou no sétimo dia de toda a obra que tinha feito. Em hebraico, a palavra shabat significa “descanso”. Deus abençoou aquele dia, que se tornou um dia especial desde então.
O conceito de um dia de descanso é algo que todos nós podemos apreciar hoje, mais do que nunca, em nossas vidas agitadas. Assim como “shabat” tem um significado suplementar em hebraico, há muito mais a ganhar com a leitura da Bíblia no idioma original. Matricule-se em nosso curso de Hebraico Bíblico on-line em tempo real e descubra as camadas ocultas da Bíblia.