Aprenda hebraico bíblico conosco
Há uma ideia muito simples no coração da Torá: é um acordo entre Deus e a humanidade chamado de aliança. Se as crianças de Israel forem fiéis ao Senhor, ele fará delas o seu povo escolhido. Como lemos no livro de Êxodo, "Agora, se [...] guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações" (Êx. 19:5).
Em hebraico, “tesouro pessoal” é segulá (סְגֻלָּה). É uma palavra muito especial aplicada aos bens mais preciosos de alguém. Ela se origina da raiz SGL, da qual também temos a palavra sagol (סגול), que significa “roxo” – a cor reservada às roupas mais luxuosas no mundo antigo. Na Bíblia, o termo segulá aplica-se exclusivamente ao povo escolhido por Deus, e vemos que, ao longo da História, o povo judeu sempre conseguiu vencer perseguições.
Esse é o tema central do feriado do Hanucá, celebrado esta semana. Mais de 2.000 anos atrás, um rei grego tentou proibir o judaísmo, mas um pequeno grupo de corajosos guerreiros judeus chamados de macabeus demonstrou o poder do povo escolhido e derrotou um enorme exército. Você também pode fazer parte disso, inscrevendo-se nos nossos cursos on-line e em tempo real de Hebraico Bíblico e aprendendo o idioma do povo escolhido!